CLAREZA
Eu acredito demais (demais!) no potencial da mente humana, no potencial que uma pessoa tem quando tem um desejo profundo de mudar alguma coisa, seja ela qualquer coisa. Qual sua próxima parada? Qual seu próximo projeto? Qual seu próximo estudo? Qual seu próximo objetivo?
Depois que você entende algumas coisas da vida, 'de como você funciona' por dentro, fica fácil desenhar seu próximo passo de forma real, de forma objetiva. Fica mais fácil de sentir a evolução, e consequentemente ser feliz com seus atingimentos, se sentir vivo e em movimento - em qualquer idade - e que me perdoe os psicólogos :-)
Tudo o que você precisa fazer.... é fazer 2 perguntas para você mesmo. Presta atenção, que o negócio é fantástico!
Estou em "A" e quero ir para "B". O "A" pode ser qualquer coisa e o "B" também. Exemplo: A = não conheço investimentos e B = investidor inteligente
O que eu preciso fazer para me levar de A para B? Aqui você precisa listar os itens que te levam de A para B. Exemplo: Se A=sedentário e B=correr a São Silvestre. Então sua lista deveria ser mais ou menos assim: fazer uma avaliação física, matricular-se em uma academia, passar pelo nutricionista, montar o treino de corrida, segregar o tempo na agenda para fazer os treinos, etc. Algumas ações consequentemente, geram outras ações, e ao se inclinar para fazer isso, você automaticamente consegue entender o tempo, - o que fazer primeiro, e quanto dura cada ação. Se você esta empenhado e acredita de coração na mudança proposta, a organização dos tasks vem a reboque das ações listadas...
Olhe para lista e responda: O que você precisa fazer agora que não esta fazendo? Com a lista inicial na mão, você consegue saber de bate-pronto o que esta te impedindo para avançar na direção que você quer. Isso te tira da paralização, e te jogo para outro lado....te joga para o lado das pessoas que tem iniciativa, e que persistem de forma estruturada....
Isso é TER CLAREZA. Você pode fazer isso com qualquer coisa. Investimentos, saúde, aprender algo novo, conhecer o assunto tal, melhorar a performance em algo, mudar de profissão, tirar aquele projeto da gaveta, ser promovido, ser uma excelente mãe, ser um excelente pai, melhorar como ser humano, evoluir.
Não é fácil e se fosse fácil todos fariam, mas, uma passo de cada vez....falhando, aprendendo, tentando novamente você vai progredindo, cada vez fazendo melhor, cada vez sendo um ser humano melhor.
Como eu falo para as meninas aqui, para as duas que eu estou olhando ali na foto.... "o fracasso, nada mais é que a tentativa do sucesso". Essa frase atenua a dor do fracasso, pois te joga para frente e faz você não desistir facilmente....e por isso que eu gosto de combinar com outra frase um pouco mais forte que é... "se você não atingir seu objetivo, não importa o quanto você se esforçou..." Essa frase, elimina qualquer vestígio de vitimismo e te coloca no game de forma diferente. Você entende que é um ciclo, você fracassa, aprende e vai além, e o tal do esforço só vai ganhar protagonismo quando você vencer, antes disso, ele é apenas parte da sua justificativa - e eu não gosto de justificativa.
As justificativas são perdedoras. Lembre-se que você é responsável por tudo que acontece na sua vida. Tudo. Você não precisa justificar ou se vitimizar.... Você só precisa identificar onde foi o fracasso, e ir para próxima tentativa, depois para a outra, etc.
Quando vocês se vitimiza, você esta afirmando para si que esta tudo bem não atingir aquele objetivo e que era para ser daquele jeito mesmo... que esta tudo bem não ir além.....você se acomoda, e com o passar do tempo, seu cérebro não vai deixar você se mover para lado nenhum, afinal, esta tudo bem ficar aqui mesmo, porque choveu, porque hoje é domingo, porque acordou cansado etc....e ai você não é mais um especialista em se vitimizar e justificar, agora você também é um especialista em desculpas, afinal, por que deveria correr o risco do fracasso?
Qual é seu A e qual é o seu B?